Point links são utilizados para atualizar o valor de pontos baseados no valor de outros pontos. Mantendo os dois pontos em sincronia de acordo com alguma relação definida pelo usuário. De maneira mais direta, os point links podem ser utilizados para ler valores em um sistema (de um ou mais data sources) e imediamente definir valores em outro sistema (para um ou mais data sources).
O mesmo resultado também pode ser obtido criando detectores de eventos do tipo "change" ou "update" nos pontos de origem (source data points) e então criar um tratador de eventos do tipo "set point" para cada ponto definido nos pontos destino (target data points). Contudo, os point links são recomendados por algumas razões:
Nota: point links podem ser configurados de modo que infinitos loops de escrita podem ocorrer. O Scada-LTS detectará este problema e informará ao usuário através de um evento (recursion failure event).
Para adicionar um novo point link, clique no ícone . Para editar um point link existente,
clique sobre o point link na lista.
O Export ID é o valor utilizado para identificar o point link em diferentes instâncias do Scada-LTS. É utilizado pela funcionalidade de Importar/Exportar. Este valor deve ser único e é gerado automaticamente, embora o usuário tenha a opção de definí-lo manualmente.
O ponto de origem é o ponto que terá seu valor monitorado. É o ponto que define a origem dos valores.
O ponto de destino é o ponto que terá seus valores alterados. É o ponto que define o destino dos valores.
O script é um valor opcional que irá transformar os
valores utilizados conforme necessário. Mais informações sobre o script
podem ser encontradas na documentação sobre propriedades do ponto do
tipo Meta. O nome da variável no contexto é "source". Então, um script
como "return source.value / 2;" alterará o valor do data point (target)
para metade do valor do data point (source). Note que transformações de
tipos de dados também podem ser feitas, como "if (source.value > 0)
return true; return false;", que converteria um valor numérico para um
valor binário do target. Use o ícone
para validar o seu script.
Evento determinará se o data point de destino será alterado sempre que o data point de origem for alterado (por exemplo, receber um novo timestamp mas não necessariamente um novo valor), ou somente quando seu valor mudar (por exemplo, receber um novo timestamp e valor).
Um point link pode ser Desabilitado, para não ser executado. Isto pode ser útil caso você não queira excluí-lo, mas também não o queira habilitado no momento.
Para salvar um point link, clique no ícone .
Para apagar um existente, clique no ícone
.