Os relatórios no Scada-LTS têm 2 conceitos principais: modelos, que definem o "formato" do relatório e instâncias que são o resultado da geração do relatório usando o modelo definido. Resumindo, o sistema gera instâncias de relatórios a partir dos modelos. Um modelo tem atributos como: um nome, uma lista de pontos e um intervalo de tempo de onde busca os pontos. Uma instância irá herdar seu nome do modelo, mas tem seus próprios atributos como uma anotação do instante de tempo em que foi gerado, quanto tempo levou para ser gerado, o número de registros que contém e, obviamente, os dados.
Uma instância pode ser considerada como uma "foto" dos dados no momento que foi gerada e seus atributos não podem ser modificados. Também, os dados que o relatório apresenta existem apenas pela duração da instância (sobrevive ao descarte do dados originais). Por essa razão é importante descartar instâncias de relatórios — especialmente as muito grandes — quando não são mais necessárias por que podem consumir bastante espaço de armazenamento.
Modelos de relatórios — e suas instâncias — pertencem ao usuário que as criou. Não podem ser explicitamente compartilhadas pelo sistema, mas podem ser compartilhadas implicitamente. Veja a documentação de "Modelos de relatórios" para mais informação.
A Fila de relatórios lista todas as instâncias de relatórios para
o usuário em questão. Esta lista não é atualizada automaticamente. Uma
atualização pode ser invocada ao clicar no ícone . Alguns eventos, entretanto,
também irão invocar uma atualização desta lista, como a geração de um
relatório.
Instâncias de relatórios em qualquer estado serão listadas, estejam completos ou em execução. As colunas da lista irão refletir o estado atual da instância.
As colunas da lista têm as seguintes definições:
A caixa Não Descartar permite que usuários previnam que instâncias de relatórios importantes sejam descartadas (veja a documentação "Outras configurações" para mais informações a respeito do processo de descarte de relatórios). Esta funcionalidade deve apenas ser usada quando estritamente necessária, pois as instâncias de relatórios podem consumir quantidades consideráveis de armazenamento.
A coluna final da tabela oferece controles para o gerenciamento
das instâncias. O ícone inicia o
download de um arquivo CSV com os dados do relatório, para importação em
softwares de planilha eletrônica. O ícone
abre uma nova janela do navegador
exibindo informações da instância de relatório, dados estatísticos e uma
imagem do gráfico dos dados do relatório. Clicar no ícone
a instância do relatório é apagada.
Instâncias de relatório particularmente grandes podem levar algum tempo
para serem apagadas.