O data source Modbus serial é usado para adquirir dados de um equipamento Modbus acessível em uma rede I/P. O equipamento pode estar em uma rede local ou intranet, ou pode ainda estar em qualquer lugar na internet. Trata-se de um polling data source.
Todo data source requer um Nome, o qual pode ser qualquer descrição. O Período de atualização determina com que frequência o equipamento Modbus será consultada por dados. Os campos Timeout e Retries determinam o comportamento do sistema no caso de uma falha em uma consulta. O data source aguarda um determinado número de milisegundos por uma resposta do equipamento. Se nenhuma resposta for recebida, a requisição será refeita um dado número de vezes.
A opção Apenas lotes contínuos pode ser usado para especificar que a implementação modbus não deve tentar otimizar diferentes requisição de valores em uma única requisição. Selecionar esta opção fará com que a implementação somente faça requisições para múltiplos valores quando esses valores formarem um espaço de registro contínuo.
A opção Quantificação pode ser usado para forçar a aquisição dos dados deste os datasources em intervalos cheios.
Quatro Tipos de transportesão suportados. Veja a documentação de seu equipamento para determinar qual configuração pode ser usada.
As configurações de Host e Porta determinam como encontrar o equipamento Modbus na rede. O Host pode ser um nome de domínio ou um endereço IP.
A opção Criar ponto monitor de conexão verifica se o escravo modbus está conectado via protocolo TCP. Caso o Tipo de Transporte seja UDP ou TCP (sem keep-alive), a conexão não é mantida aberta ou não existe.
Pode-se pesquisar nós escravos nas redes utilizando-se a função de scan. Esta funcionalidade itera entre os ids dos escravos de 1 a 240, enviando a cada um uma ReadExceptionStatus (function code 7). Se uma resposta for recebida (usando as configurações de timeout e retries definidas), o nó é considerado disponível. Note que nem todo equipamento suporta este function code, então falsos negativos são possíveis.