Visão Geral

Detectores de eventos compostos são utilizados para detectar condições entre múltiplos eventos ao mesmo tempo. Ao invés de detectar quando um valor se encontra muito alto ou baixo, se determinado dispositivo está num dado estado ou se encontra-se em determinado dia da semana, detectores compostos permitem definir relações de lógicas entre vários eventos. Por exemplo, você pode detectar situações quando um valor está muito alto ou baixo e outro dispositivo está em determinado estado, mas não em um determinado dia da semana.

Detectores compostos agem como detectores de condições lógicas entre os detectores simples já existentes. Assim, todos os detectores necessários à logica em questão devem existir no sistema e já terem sido configurados. Veja detectores de data points e eventos agendados para mais informações.

Note que embora existem muitos outros tipos de eventos, somente detectores de data points e eventos agendados podem ser utilizados na contrução de detectores compostos.

Lista de Detectores Compostos

Para adicionar um novo, clique no ícone . Para editar um existente, clique no nome do detector na lista.

Configurações

O nome do detector é usado para referenciar o mesmo quando na ocorrência de alarmes, ou como fonte de um tratador de eventos. É recomendado (mas não obrigatório) que um nome único seja dado a cada detector.

O Nível de alarme determina se o evento iniciará um alarme quando for ativado e, caso afirmativo, sua gravidade. Veja a página de ajuda para mais informações sobre Alarmes.

A seleção da opção Retornar ao normal determina que o alarme iniciado pelo evento automaticamente retornará ao normal quando se tornar inativo. Se esta opção não for selecionada, qualquer alarme iniciado deverá ser manualmente reconhecido.

Um detector composto pode ser Desabilitado para que não seja executado. Isto pode ser útil caso você não queira apagar o detector, mas também não tenha interesse em sua operação naquele momento. O sistema automaticamente desabilita detectores compostos caso os detectores simples associados ao mesmo sejam desabilitados ou excluídos.

Para salvar um detector composto, clique no ícone . Para apagar, clique em .

Condições

As condições são argumentos lógicos construídos a partir de detectores simples (detectores de data points e de eventos agendados). São utilizados os tipos mais simples de elementos de lógicas, como a operação E (&&), OU (||) e NÃO (!). São utilizados símbolos e não palavras pada evitar ambiguidades. Podem ser utilizados parênteses para agrupamento de lógicas.

Detectores de data points e eventos agendados são referenciados por um caractere único ("P" e "S", respectivamente) seguidos por um número de identificação interna do item. Por conveniência, a lista dos detectores simples que podem ser utilizados é fornecida. Clicar sobre o nome dos mesmos irá inserí-los na lógica no lugar em que o cursor se encontra.

Um clique no ícone irá chamar a rotina de validação da lógica criada.

Ordem de procedência

Os operadoes lógicos tem a seguinte ordem de precedência: parênteses, NÃO, E, OU. Para mais informações sobre as regras de precedência, veja a seção: "Mathematical precedence" aqui.