Expressões Regulares (ou RegEx) representam uma maneira poderosa e concisa de analisar dados textuais. Apesar de suas definições iniciais parecerem arcanas, com apenas um pouco de experiência um grande número de análise de problemas de texto se tornam facilmente solucionáveis. Implementações diferentes de RegEx às vezes têm implementações ligeiramente diferentes de suas funções. Um tutorial a respeito da implementação de RegEx em Java pode ser acessado aqui.
Muitos padrões de RegEx usados no Scada-LTS são similares. Tipicamente a intenção é achar um valor particular em algum texto. Dessa maneira, o padrão consiste de um prefixo e um sufixo de caracteres que identificam unicamente o valor e um padrão de agrupamento que extrai o valor. Por exemplo, o texto a analisar pode parecer com:
This is the text to parse with my value of 1234 embedded in the middle,
Se o valor desejado for "1234", um padrão RegEx pode ser:
my value of (.*?) embedded
O ponto importante é que o prefixo ("my value of ") e o sufixo (" embedded") nunca mudam entre novas instâncias do texto e que elas definem a localização do valor desejado. De maneira extrema, o prefixo "f" e o sufixo " " também funcionam neste caso, mas têm menor probabilidade de funcionarem em textos maiores ou se o texto muda significativamente.