Visão Geral

Scripts são procedimentos que automatizam a execução de tarefas, permitindo o controle dos data sources e data points. Os scripts não possuem valor de retorno, no entanto permitem configurar o valor de um data point do sistema, se o mesmo for configurável.

JavaScript / ECMAScript

Os scripts requerem algum conhecimento de JavaScript, também conhecido como ECMAScript. (A especificação completa para ECMAScript está disponível aqui.) JavaScript é provavelmente a mais popular linguagem de scripts da atualidade e a única linguagem disponível para uso em todos os navegadores web mais populares. Como resultado, se percebe o uso comum de JavaScript em páginas web. O contexto do Meta data source é um pouco diferente, pois não existem objetos "janela" e "documento" entre outras diferenças sutis. Desconsiderando as diferenças contextuais, este data source oferece uma completa implementação de ECMAScript. Especificamente, a implementação Rhino é utilizada.

Configuração dos scripts

O Contexto do script define os pontos que estarão disponíveis para o script quando for executado. Cada ponto adicionado deve receber um nome de variável, chamado de Var, que referencia o ponto no script. Estes nomes var devem ser nomes válidos de variáveis de acordo com a linguagem ECMAScript: devem iniciar com tanto uma letra ou com um sublinhado e não devem conter espaços. Outras restrições podem existir. Será exibida uma validação ou exceções de execução do script se os nomes das variáveis não estiverem definidos corretamente. Para adicionar um ponto ao contexto, selecione o mesmo na lista e clique no ícone . Para apagar um ponto existente do contexto clique no ícone associado ao ponto. Pontos que não são necessários no script não devem ser adicionados ao contexto, pois existe um consumo de memória na preparação dos dados. Também é possível que variáveis desnecessárias causem execuções não intencionais do script. (Veja "Execução do script" abaixo.) Entretanto, o contrário também pode ser verdade: pode ser importante incluir uma variável no contexto para que a execução do script ocorra.

Os objetos de contexto são os controladores dos data sources e datapoints. Da mesma forma que nos pontos do contexto, é necessário atribuir um nome Var e habilitar o mesmo no checkbox ao lado.

Execução de scripts

A execução de scripts pode ser feita de forma manual, clicando no ícone , ou de forma automática através do tratador de eventos. Executando de forma manual, o usuário verá uma mensagem de erro ou de sucesso abaixo da caixa de texto do script, e assim validar o código.