Descrição

O data source BACnet I/P é utilizado para obter dados de dispositivos compatíveis com o protocolo BACnet I/P acessados em uma rede I/P. Os equipamentos podem estar em uma rede local ou intranet, ou também podem ser acessados na internet. Este data source utiliza tanto atualiza&catilde;o por polling como subscrição COV (Change Of Value).

Configuração

Todo data source necessita de um Nome, que pode ser qualquer descrição. O Período de atualização determina a freqüência com que os equipamentos BACnet s&atiolde;o pesquisados por dados. Polling é apenas usado se o objeto em questão não suporta subscrição COV. O dispositivo é automaticamente consultado por seus serviço suportados para fazer essa determinação.

A ID do dispositivo é o identificador que o Scada-LTS irá fornecer a outro equipamento em sua mensagem IAm. Uma mensagem IAm é automaticaticamente enviada ao iniciar o data source para declarar sua presença na rede e também é enviada como resposta a solicitações WhoIs apropriadas.

O Endereço de broadcast é o endereço IP para broadcast de mensagens. Consulte o administrador da rede para um valor apropriado. A Porta é 0 número da porta que o Scada-LTS irá escutar por mensagens. Observe que o Scada-LTS possibilita situações ondeo outro equipamento dentro da rede BACnet escute em outras portas, mas as mensagens de broadcast somente serão enviadas para a porta em que o Scada-LTS escuta.

Os valores Timeout, Segment timeout, Segment window, e Retries sãp atributos de mensagens do BACnet. Na maioria dos casos, os valores padronizados serão apropriados. Consulte a documentação do BACnet I/P ou o administrador da rede para determinar se outros valores devem ser utilizados.

O Tempo de concessão de COV é o número de minutos que o Scada-LTS irá armazenar uma concessão de COV. O Scada-LTS irá tentar atualizar automaticamente suas subscrições de COV após metade deste tempo ter passado. Entáo, se o tempo de concessão de COV for de 60 minutos, o Scada-LTS irá requisitar que o dispositivo honre a concessão por 60 minutos e irá re-subscrever após 30 minutos.

Onde subscrições de COV n&aatilde;o forem disponíveis, será adotada a estratégia de polling no mesmo intervalo, com os dispositivos sendo pesquisados (polled) individualmente. Para dispositivos que suportam requisições ReadPropertyMultiple será enviada esta mensagem, particionada para conter não mais que 200 propriedades em uma úrequisiço se necessário. De outra maneira, requisições são enviadas.

Descobrimento BACnet I/P

Redes BACnet I/P podem ser descobertas automaticamente ao fazer broadcast de mensagens WhoIs. Os dispositivos devem responder com uma mensagem IAm, que contém alguma informação básica sobre o dispositivo. Para testar as definições de configuração e determinar quais dispositivos estão disponíveis para pontos, entre a Porta e clique no bot&aatilde;o "Send WhoIs" (se o número da porta não for fornecido, o valor da configuração será utilizado). Uma única mensagem WhoIs será enviada e o dispositivo irá escutar por mensagens IAm indefinidamente (clicar em "Cancel" irá parar a escuta). À medida que mensagens IAm forem recebidas, informações dos dispositivos serão mostradas na tabela abaixo do botão. Estas informações podem ser usadas na criação de pontos.