Biblioteca: | Conectar |
Introdução: | 2.0 Beta 13 (na biblioteca Base, transferida para Conectar na versão 2.7.0) |
Aparência: | ![]() |
O "clock" alternará seu valor à saída em padrões regulares enquantos as alternâncias ("ticks") estiverem habilitadas via menu Simular. (As alternâncias ("ticks") estarão desabilitadas por padrão.) Uma alternância ("tick") é a unidade de tempo do Logisim; a velocidade com a qual ocorrerá pode ser selecionada pelo submenu Frequência do menu Simular.
O ciclo de "clock" pode ser configurado pelos seus atributos de Duração em Nível Alto e Duração em Nível Baixo.Observar que a simulação de "clocks" no Logisim é bem pouco realista: em circuitos reais, múltiplos "clocks" poderão derivar-se uns dos outros e poderão nunca estar em sincronia. Entretanto no Logisim, todos os "clocks" sofrerão alternâncias com a mesma taxa de variação.
Um "clock" tem apenas um pino, uma saída cuja largura em bits é 1, e cujo valor representará o valor atual do componente. A posição desse pino será especificada pelo seu atributo Posição. O valor do "clock" irá alternar segundo um padrão definido quando as alternâncias estiverem habilitadas, e isso ocorrerá também quando for clicado pela Ferramenta Testar.
Quando o componente for selecionado ou estiver sendo acrescentado,
as setas alterarão seu atributo de posição (Facing)
.
Ao clicar no componente "clock" haverá alternância do seu valor atual imediatamente.
Permitirá que o rótulo associado ao componente possa ser editado.